Depoimentos – Uso da história da Matemática em sala de aula.

Maria Lúcia Neves Ramos

         Os alunos têm “horror à matemática. Mas é necessário criar maneiras de inovar, mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. Contar histórias é uma estratégia pedagógica que pode favorecer de maneira significativa a pratica do professor, mas para que isso aconteça é preciso que o professor esteja preparado e que haja uma situação que provoque essa prática. Falando ainda sobre a história da matemática, acredito que ela só tem a acrescentar. Pode despertar o interesse dos educando e também desenvolver a competência leitora e escritora, no âmago do ambiente escolar. Concordo com a colega Maria Aparecida quando diz que a maior dificuldade encontrada é na leitura e interpretação.

 

Maria Aparecida de Souza Oliveira

Contar a história da Matemática desperta nos alunos a curiosidade e a aula fica mais interessante e participativa, isso favorece a aprendizagem. Devemos utilizar os fatos históricos não somente para inserir temas ou elaborações teóricas, mas  para que estes possam servir como estrutura de fixação (memorização) de um certo raciocínio, como no exemplo do menino Gauss e a descoberta da fórmula para a soma de uma PG. A maior dificuldade de nossos alunos está na leitura e interpretação de uma situação problema, muitos sabem realizar os cálculos necessários para resolver um determinado  problema, o que eles não conseguem é ler e entender o que está sendo pedido e, retirar do mesmo as informações necessárias para resolvê-lo, precisamos desenvolver a competência leitora e escritora e nesse ponto a narrativa da história da Matemática é uma excelente ferramenta.

A história da Matemática aguça a curiosidade dos alunos, muitos alunos ficam fascinados com o fato de que os conteúdos que para eles é “difícil” foi descoberto há muitos séculos atrás, isso desperta neles o desafio e a vontade de  aprender. Para que um professor consiga realizar um bom trabalho, ele tem que gostar do que está fazendo, ele tem que mostrar para seus alunos o lado fascinante da Matemática, tem que passar a eles que a Matemática está presente em todos os momentos de sua vida, e que a vida é muito mais fácil e bela quando se tem domínio da Matemática, o professor tem que ser um leitor assíduo, não só de textos referentes a Matemática, tem que ler de tudo um pouco, porque assim ele terá argumentos para todo tipo de clientela, tem que ter domínio dos conteúdos, usar as ferramentas modernas disponíveis ( data show, softwares, experimentos) e o principal, gostar de ser professor e mostrar para seus alunos que sente prazer em dar aula, mesmo que o sistema conspire contra isso.

O espaço “o que eu aprendi” no “caderno do aluno” é muito bom para verificarmos a competência leitora e escritora de nossos alunos, já tive muitas surpresas ao ler os textos de meus alunos, boas e ruins, nela já pude perceber que um aluno que escreve bem é aluno que não tem problemas com a matemática e que o nó da matemática é a leitura e a interpretação.

 

Margarida Francisco Ornaghi

Hoje trabalhando na Sala de Leitura, acredito que a competência leitora e escritora é responsabilidade de todas as áreas da educação. Sendo assim, cada área deverá definir no seu planejamento os textos e os suportes que serão trabalhados, bem como os objetivos a serem atingidos em cada momento de leitura, como os gêneros e quais procedimentos de leitura devem ser desenvolvidos para aproximar esses textos dos alunos leitores, dando mais significado as suas necessidades. 

Sendo assim, na contextualização dos conceitos matemáticos temos a construção de conhecimento com nexos lógico, formando um sistema, instituindo um sentido e não apenas informações isoladas. Quando se lê e escreve matematicamente, os alunos aprimoram seus, conhecimentos, percepções e reflexões. Assim o aluno tem oportunidades de usar as habilidades de ler, escrever, ouvir, observar, questionar, interpretar e avaliar seus próprios caminhos, as ações que realizou, onde poderia ser melhor. 

O texto “Narrativas pra ensinar Matemática” aborda sugestões para as aulas de matemática a partir do estudo teórico. São vários conteúdos abordados para facilitar o ensino histórico da matemática de maneira que, facilite e seja atraente para o aluno.

Mas, ainda temos muito para aprender, pois trabalhar a interdisciplinaridade precisa-se compreender e dominar as outras áreas e fazer relação entre elas, capazes de partilhar o domínio do saber.

 

Letícia de Moraes Silva

Tudo na vida precisa de um sentido, até mesmo na matemática, ensinar ou aprender sem fundamentos sem significado real seria banal, por tanto temos que ter recursos e conhecimento sobre cada assunto trabalhado e ainda acredito que através da leitura de uma boa historia da matemática além de desenvolver o interesse dos alunos pelo assunto ainda desenvolvemos nele a interpretação de conteúdos que eu jugo ser uns dos nossos maiores problemas, porém temos que interpretar o exercício para que ele possa resolver!!!

 

Leidiane Carla Candioto

Trabalhar com a história da matemática é sempre importante, pois através dela podemos fazer com que nossos alunos tenham um pouco mais de interesse pelo conteúdo a ser trabalhado, contando uma história, fazendo com que eles participem mais das nossas aulas, motivando, envolvendo em sua realidade, acredito que depois que você faz isso a matemática não fica tão difícil de ser compreendida por eles.

A tecnologia está ai e não podemos abrir mão dela, também acredito que quando terminamos um assunto devemos pedir aos nossos alunos que escrevam o que aprendeu no campo “o que aprendi “, acredito que a partir daí possamos analisar melhor como estão nossos alunos, além de sua capacidade leitora e escritora, e eles podem ainda contar sua própria história em relação ao que aprenderam com o conteúdo. 

 

Leandro Sanches Pelissari

A matemática ainda passa uma visão de regras, cálculos diretos e por fim resolução de situações problemas descrito em álgebra, bom isso não vem motivando nossos alunos a estudar e querer compreender um pouco da matemática oferecida… Acredito que a história na matemática vem pra dar essa motivação que estava faltando, dar um significado, uma origem, um porque, contada a critério do professor, só tem a beneficiar essa parceria teoria e pratica num conto prazeroso e conquistador.

Por que a maioria dos alunos no 9° ano resolve um cálculo direto e mau consegue começar um cálculo dentro de uma situação problema, onde é preciso interpretar e se imaginar as vezes dentro da situação proposta em matemática?…. Pois é, várias vezes me questionei dentro da sala de aula, até levantei esta questão em reuniões pedagógicas ou planejamentos ou ainda quando analisado dados numéricos em gráficos apontando melhor ou pior aprendizado de bimestre para bimestre, ou ano para ano.  Agora fazendo uso dos recursos tecnológicos e digitais apresentando uma história dentro de um contexto atrativo abordando algum conteúdo em matemática vai quebrar essa barreira “ dificuldade gigantesca de interpretação em textos matemáticos” ?…Acredito que o estilo de professor “Lewis Carrol” vem a cair como uma luva para nossos alunos de hoje.

 

Josimeire Almeida Alves de Souza

A história da matemática é importante na formação do aluno porque dá a ele a oportunidade  de minimizar as dificuldades de aprendizagens tão comuns no ensino da matemática, levando-os a pensar e ampliar seus conhecimentos.

Anúncios

2 Respostas para “Depoimentos – Uso da história da Matemática em sala de aula.

  1. magda aparecida da costa

    Caros colegas sou coordenadora do Ensino Médio na Escola Maria do Carmo. Todo ano realizamos uma Semana Cultural no mês de Outubro, onde os professores apresentam seus trabalhos realizados com os alunos. Ano passado a professora de matemática Maria Lucia Neves Ramos realizou um trabalho maravilhoso com seus alunos, contando também com a participação dos pais. Foi muito elogiado pela nossa Supervisora, e todos os visitantes. O envolvimento da professora e dos alunos nos mostrou sua competência como educadora, além de gostar do que faz. A sala ficou em exposição por duas semana, devido a procura dos alunos. Precisamos de professores assim e ficou feliz por ter uma em nossa escola. Parabéns mais uma vez Maria Lucia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s