Plano de aula – Equação do 2º grau

PLANO DE AULA

 

DISCIPLINA – Matemática      

 PROFESSORA – Grupo 4

SÉRIE –  9º ano/8ª série

TEMPO PREVISTO – 2 semanas e meia

 

 1-    CONTEÚDOS E TEMAS:

- Números e Operações

- Equação do 2º Grau    

  

2-    OBJETIVOS: 

- Contribuir para a aquisição de conhecimentos e habilidades matemáticas, buscando o desenvolvimento intelectual dos alunos, promovendo sua autonomia, trabalhando a leitura e interpretação de textos matemáticos, em particular os relativos à resolução de equações, utilizando-os para representar e resolver problemas.

         

          2.1. OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 - Representar e resolver situações e problemas por meio de equações,

 - Reconhecer uma equação do 2º grau, identificando seus termos,

- Resolver equações do 2º grau, utilizando vários processos

- Resolver problemas com números racionais que envolva as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).

 

3-     PROCEDIMENTOS DE ENSINO:

             3.1. MOTIVAÇÃO:

              - Narrativa da história de Bhaskara Acharya e seu livro Bijaganita – livro sobre álgebra.

              – Leitura compartilhada do livro “As mil e uma equações” de Ernesto Rosa, em parceria com a Sala de Leitura. (Anexo1)

 

             3.2. EXPOSIÇÃO

               1º Momento: Leitura e análise de textos referente ao conteúdo;

               2º Momento: Exposição Dialogada;   

               3º Momento: Apresentação de exercícios que exploram diferentes contextos; enfrentamento de situações-problema envolvendo equações.

 

4-    RECURSOS DIDÁTICOS:

             – Materiais: Currículo, livro didático e paradidático, jornais, textos, quadro-negro, giz e apagador.

             - Materiais Multimídias: Computador, data-show, software educacional, sites e vídeos.

             - Humanos: Professor-aluno.

 

5-     PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

               Avaliação será feita de forma contínua, acompanhando o desenvolvimento pessoal e coletivo da turma na resolução das atividades propostas, individualmente e em grupo.

 

6-     PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO

               Lista de exercícios e questões norteadoras e contextualizadas, para ajudar os alunos a sistematizar, seus conhecimentos, visando à recuperação contínua da aprendizagem.

 

7-     BIBLIOGRAFIA:

 SÃO PAUL0  (Estado). Secretária da Educação. Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 8ª série/ 9º ano, volume 1 . São Paulo: SEE, 2009a.

 SÃO PAULO  (Estado). Secretária da Educação. Saresp 2008: Matriz de Referência para a avaliação: matemática. São Paulo: SEE, 2009ª

 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OURINHOS; Melhor gestão melhor ensino: curso de formação continuada de matemática.

 

 Anexo 1

O livro “As mil e uma equações” de Ernesto Rosa, narra às aventuras de três amigos que se envolvem em uma história das arábias. Ahmed, Kamal e Najla, três jovens aventureiros, se vêem às voltas com o poderoso emir Mustafa Al Malik e participam de sua caravana pelos desertos da Arábia. Eles conhecem o famoso matemático Omar Ibn Sinan, que, a título de diversão, propõe divertidas recreações matemáticas durante a viagem. O trio ainda participa como coadjuvante numa disputa entre dois pretendentes pela mão da princesa, filha do emir, por meio de um torneio intelectual. Em meio a todas essas aventuras, o trio tem de resolver intrincados problemas matemáticos propostos por Omar Ibn Sinan. São questões práticas, tais como a que preço um determinado comerciante deve vender suas cabras ou qual a melhor maneira de construir uma cerca em certo terreno. As personagens elaboram um método para solucionar equações do segundo grau, chegando a desenvolver uma fórmula — a famosa fórmula de Bháskara.

 

Link do livro – PDF
AS MIL E UMA EQUAÇÕES

About these ads

3 Respostas para “Plano de aula – Equação do 2º grau

  1. Maria Lúcia Neves Ramos

    Parabéns para nós, ficou muito bom. Tarefa cumprida.

  2. O plano de aula ficou perfeito. Gostei muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s